Apresentação...
Este blog foi feito com o intuito de informar as pessoas sobre os assuntos referentes a disciplina de Brasil III que aborda a Primeira República relativo as mudanças ocorridas na chamada República Velha onde se destaca as transformações da crescente ubanização,o processo de industrialização e a emergência dos sócio-culturais no campo e na cidade. Essa disciplina e ministrada pelo Prof. Dr Iranilson Buriti de Oliveira(UAHG/UFCG). O referido conteúdo é composto pelos textos dos historiadores Elias Thomé Saliba, Tarcisio Mauro Vago e o Prof. Dr Iranilson Buriti de Oliveira. Fazendo parte dessa atividade de avaliação Helaine,Vanessa,Sabrina e André .
olhem o blog e se divirtam nessa viagem histórica .....
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Diploma de Brancura.
Este livro analisa como uma elite branca medica, cientifico social e intelectual emergente transformou suas suposições sobre raça em políticas educacionais.Essas políticas não apenas refletiam as visões da elite sobre a degeneração elas projetavam essas visões em formas que geralmente contribuíam para as desvantagens de brasileiros pobres e nao-pobres negando-lhe acesso eqüitativo aos programas.Este livro aborda o trabalho dos reformadores educacionais no Rio de Janeiro entre 1917 e 1945.
No século XX essa elite começou a propor que a degeneração era uma condição adquirida e, portanto remediável.Sendo que as pessoas podiam escapar a categoria social da negritude por meio da melhoria de sua saúde, nível de educação, cultura ou classe social.Inversamente os brancos podiam degenerar por meio da exposição a pobreza ,vícios e doenças.Em outras palavras dinheiro, educação e outras formas de ascensão social aumentavam a brancura.
Esses reformadores estabeleciam uma visão de valor social que privilegiava aparência, comportamento, hábitos e valores brancos de classe media.Eles transformaram o sistema escolar em uma máquina que proporciava aos brasileiros pobres e não-brancos as ferramentas da brancura.
Com outras palavras...
Então temos que observar os fluxos intensos de mudanças, que atingiu todos os níveis de experiência social, que concentrou de fins do século XIX até cerca dos meados do século XX.Então a parti da segunda revolução industrial com as mais recentes descobertas cientificas aos processos produtivos, ela possibilitou o desenvolvimento de novos potenciais energéticos ,como a eletricidade e os derivados de petróleo,dando assim origem a novos campos de exploração industrial
A republica e os efeitos combinados a revolução tecnológica acentua a imaginação do brasileiro, que conseqüentemente altera os seus hábitos e costumes cotidianos.Portanto percebemos que do o Rio de Janeiro em especial é a capital cultural do Brasil na Belle époque numa atmosfera de europeização e conseqüente modernização.
Assinar:
Postagens (Atom)