Apresentação...


Este blog foi feito com o intuito de informar as pessoas sobre os assuntos referentes a disciplina de Brasil III que aborda a Primeira República relativo as mudanças ocorridas na chamada República Velha onde se destaca as transformações da crescente ubanização,o processo de industrialização e a emergência dos sócio-culturais no campo e na cidade. Essa disciplina e ministrada pelo Prof. Dr Iranilson Buriti de Oliveira(UAHG/UFCG). O referido conteúdo é composto pelos textos dos historiadores Elias Thomé Saliba, Tarcisio Mauro Vago e o Prof. Dr Iranilson Buriti de Oliveira. Fazendo parte dessa atividade de avaliação Helaine,Vanessa,Sabrina e André .







olhem o blog e se divirtam nessa viagem histórica .....







quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os novos caminhos femininos....


No inicio do século XX a Paraíba assim como o Brasil esta passando por um processo de transformações políticas, sociais e econômicas.Haja vista a emergência de movimentos feministas onde Bertha Lutz, ocupa a presidência de honra enfatizando a mudança em relação aos gêneros.A modernidade trouxe as mulheres uma busca maior pela independência a emancipação do seu corpo enquanto o sentimento de família ia desaparecendo.Na década de 30 esse movimento feminista conseguiu vários benefícios para a mulher como o voto feminino e a´liberdade´´ de trabalhar fora de casa . A mulher agora estava inserida em novos cenários como nas escolhas amorosas e nas novas oportunidades de trabalho.

E no cenário paraibano emerge a figura de Anayde Beiriz no inicio do século XX que rompe diretamente com os padrões imposto a época.Anayde nasceu em 18 de fevereiro de 1905 em João Pessoa.Diplomou-se pela escola normal em 1922 com apenas 17 anos, destacando-se como primeira aluna da turma.Alem de normalista era poeta e amante das artes.Logo, que se formou passou a lecionar numa colônia de pescadores, pois não foi aceita na escola normal da Paraíba porque não seguia os padrões impostos pela sociedade e conseqüentemente pelo colégio.

Anayde é uma mulher emancipada para os costumes do seu tempo, ela perturbou a sociedade conservadora da Paraíba, nos anos 30.Ousou exprimir uma sensibilidade que chocou o modelo de moralidade prevalente com sua maneira de vestir usando e abusando de decotes ,o corte de cabelo´´a la garçonne´´,que eram pintados,as suas idéias políticas quando ainda a mulher não tinha o direito de votar e a maneira de vivenciar o amor livre causaram escândalo.Em 1928 inicia um romance com João Dantas que se incomodava pelo fato de Anayde fala de política e contesta a participação feminina na eleição.Outro ponto importante e o próprio relacionamento de Anayde e João Dantas, pois não eram casados.Portanto Anayde Beiriz chocou uma sociedade que ainda estava presa à estrutura patriarcais com o seu jeito de viver provocando rupturas ate então ainda não vistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário